Para projetos de empresas que se pretendem chegar a novos mercados, alargando a sua presença através da internacionalização ou adquirindo capacidades para desenvolver uma nova forma de chegar/apresentar-se ao mercado.
Objetivos
No caso dos projetos de internacionalização das PME, o sistema de incentivos tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora, (exemplo: A prospeção e presença em mercados internacionais... etc).
No caso dos projetos de qualificação das PME, o sistema de incentivos tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade, (exemplo: A economia digital... etc)
O incentivo deste programa é não reembolsável vulgarmente conhecido como "a fundo perdido".
Tipo de Investimento
Taxa Máxima
Despesas Gerais:
45% do valor do investimento elegível.
Despesas de Internacionalização:
75% do valor do investimento elegível, desta componente.
Despesas de Formação:
70% do valor do investimento elegível, desta componente.
Despesas de Contratação:
50% dos custos salariais, com a contratação de um máximo de dois novos quadros técnicos por projeto, com nível de qualificação igual ou superior a 6, ate um máximo de 24 meses.
De uma forma geral, este programa considera elegível tudo o que seja necessário para que a sua empresa consiga diferenciar-se dos demais e chegar mais além na cadeia de valor, mas numa perspetiva de investimentos mais imateriais.
Veja-se alguns exemplos:
Equipamentos na medida em que forem utilizados no projeto;
Software relacionado com o desenvolvimento do projeto;
Custo com a contratação de um máximo de dois novos quadros técnicos por projeto, com nível de qualificação igual ou superior a 6;
Participação em feiras e exposições no exterior;
Custos com a construção do stand;
Custos de funcionamento do stand;
Serviços de consultoria especializados;
Ações de promoção realizadas em mercados externos;
Campanhas de marketing nos mercados externos;
Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
Custos com a entidade certificadora;
Publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;